pierre e marie curie
Aconteceu na data de hoje: Pierre e Marie Curie notificam a descoberta do rádio

By Inovafi | Acontece na Ciência | 0 Comments

Anúncio da descoberta do rádio completa 118 anos em 2016. Casal Curie viria a receber o Nobel de Física 5 anos depois.

Em 26 de dezembro de 1898 Pierre e Marie Curie informaram à l’Académie des Sciences, Paris – França, que haviam encontrado uma substância muito ativa que se comportava quimicamente quase como o bário puro. O casal que havia cunhado o termo radioatividade pela primeira vez alguns meses antes, sugeriu o nome de Rádio para o novo elemento.

Marie e Pierre Curie no laboratório

Os Curies não conheciam os problemas de saúde que poderiam ter por causa do manuseio desprotegido das novas substâncias que vinham estudando e por isso ambos tiveram graves problemas de saúde. Mas incrivelmente eles conseguiram vislumbrar o uso da radiação no tratamento do câncer, abriram mão de qualquer patente e forneceram à indústria a descrição detalhada de todo o processo de produção para o uso do Rádio na medicina.

Em 1903, Marie e Pierre Curie dividiram com Henri Becquerel o Prêmio Nobel de Física “em reconhecimento dos serviços extraordinários prestados por suas pesquisas conjuntas sobre os fenômenos de radiação descobertos pelo professor Henri Becquerel”. Este último, por sua vez, foi premiado pela descoberta da radioatividade espontânea.

Placa indicando o lugr onde vivia o casal Curie quando da descoberta do Radio
Placa: 24 rue de la Glacière, Paris 13. “Em 1898, Pierre e Marie Curie viveu neste edifício quando descobriu o rádio na Escola de Física e Química de Paris. “

fonte:http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/themes/physics/curie/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=facebook_page

Tags:, , ,