Foto do Sr. Henri Bequerel , descrobridor da radioatividade
15/12 ANIVERSÁRIO DE HENRI BECQUEREL

By Inovafi | Acontece na Ciência | 0 Comments

Esse físico francês ganhou o Prêmio Nobel em Física com Marie Curie por causa da descoberta da radioatividade.Foto do Sr. Henri Bequerel , descrobridor da radioatividade

Em 1896, Becquerel e Curie decidiram investigar a conexão entre raios X e a fosforescência natural após tomarem conhecimento sobre a descoberta de Wilhelm Röntgen no início daquele ano. Eles utilizaram sais de urânio herdados do pai de Henri Becquerel para criar uma névoa em uma placa fotográfica.

Então, observaram que os sais emitiram espontaneamente raios diferentes dos raios X. Os dois demonstraram que apenas elementos específicos liberam esses raios, chamados de radioatividade por Marie Curie. Seus estudos lhes renderam o Prêmio Nobel de Física em 1903.

A descoberta ainda influencia o mundo e está diretamente relacionada ao trabalho dese
nvolvido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Ela continua a ser tão importante que as pessoas reconhecem internacionalmente o Becquerel (Bq) como unidade para definir a atividade de uma quantidade de material radioativo. Parabéns, Henri Becquerel, que completaria 164 anos neste dia!

Fonte: Facebook da International Atomic Energy Agency – IAEA  https://www.facebook.com/iaeaorg/?fref=ts

Tags:, , , , ,