By Inovafi | Acontece | 0 Comments
Acompanhe os primeiros resultados da parceria entre a INOVAFI e o Laboratório do Acelerador Linear do IFUSP.
Os primeiros resultados da parceria estabelecida com o Laboratório do Acelerador Linear do IFUSP apontaram para a viabilidade técnica do Módulo de Tratamento de Efluentes, solução que a Inovafi está desenvolvendo para o tratamento a frio de efluentes gasosos industriais. (https://www.inovafi.com.br/servicos-inovafi/desenvolvimento-tecnologico/) :
Os testes consistiram na irradiação de uma amostra de gases por elétrons de baixa energia (73 keV), sendo o teor de solventes orgânicos presentes na amostra reduzidos a menos de 50% do valor inicial. Cabe ressaltar que a irradiação de efluentes gasosos com uma energia tão baixa ainda não havia sido registrada e que não torna o material radioativo.
As irradiações foram realizadas na linha de 100 keV do acelerador mícrotron do IFUSP
(http://portal.if.usp.br/microtron/pt-br) com feixe sendo extraído pela segunda câmara deirradiação, por onde usualmente se utiliza o feixe de 1,9 MeV.
Para sua realização foi necessário desenhar e implementar o aprimoramento da janela de extração do feixe e desenvolver um aparato próprio para irradiação de amostras gasosas.
Agradecemos os esforços conjuntos dos especialistas Dr. Alexandre Malafronte, Dr. Roberto Lima e Prof.Dr. Marcos Martins, diretor do IFUSP.