Parceria com o Laboratório Mícrotron do IFUSP

By Inovafi | Acontece na Inovafi | 0 Comments

Acompanhe os primeiros resultados da parceria entre a INOVAFI e o Laboratório do Acelerador Linear do IFUSP.

 Primeiros Resultados

Os primeiros resultados da parceria estabelecida com o Laboratório do Acelerador Linear do IFUSP apontaram para a viabilidade técnica do Módulo de Tratamento de Efluentes, solução que a Inovafi está desenvolvendo para o tratamento a frio de efluentes gasosos industriais. (https://www.inovafi.com.br/servicos-inovafi/desenvolvimento-tecnologico/) :

Os testes consistiram na irradiação de  uma amostra de gases por elétrons de baixa energia (73 keV), sendo o teor de solventes orgânicos presentes na amostra reduzidos a menos de 50% do valor inicial. Cabe ressaltar que a  irradiação de efluentes gasosos com uma energia tão baixa ainda não havia sido registrada e que não torna o material radioativo.

Fluorecência do feixe de 100 KeV na posição de irradiação. Observado através do suporte do aparato de irradiação.

As irradiações foram realizadas na linha de 100 keV do acelerador mícrotron do IFUSP
(
http://portal.if.usp.br/microtron/pt-br) com feixe sendo extraído pela segunda câmara deirradiação, por onde usualmente se utiliza o feixe de 1,9 MeV.

Aparato de irradiação de amostras gasosas posicionando na saída do feixe do injetor do acelerador microtron.

Para sua realização foi necessário desenhar e implementar o aprimoramento da janela de extração do feixe e  desenvolver  um aparato próprio para irradiação de amostras gasosas.

Agradecemos os esforços conjuntos dos especialistas Dr. Alexandre Malafronte, Dr. Roberto Lima e  Prof.Dr. Marcos Martins, diretor do IFUSP.